![]() |
| Sejam domésticos ou selvagens, os animais são muito importantes para o nosso Planeta e merecem nosso carinho e respeito. Sendo assim, comemoramos, no dia 04 de outubro, o Dia Mundial dos Animais. |
Quem nunca teve, ou gostaria de ter, um animal de estimação? Ou, ainda, gosta de ver ou estudar a grandeza da nossa fauna? Pois é, sejam domésticos ou selvagens, os animais são muito importantes para o nosso Planeta e merecem nosso carinho e respeito. Sendo assim, comemoramos, no dia 04 de outubro, o Dia Mundial dos Animais. A data foi escolhida por comemorar também o dia do santo protetor dos animais, São Francisco que Assis.
Pensando nos cuidados para todas as espécies animais, foi desenvolvida a Declaração Universal dos Direitos do Animal, que foi reconhecida e assinada por vários países. Declarada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1978, em Paris, ela foi proposta pelo cientista Dr. Georges Heuse, secretário geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana. São 14 artigos que abordam os direitos e cuidados à integridade física da vida animal.
Acesse a Declaração, clicando aqui.
A ameaça
De acordo com a lista mais recente divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Brasil possui 627 espécies ameaçadas de extinção, sendo 394 espécies terrestres e 233 espécies aquáticas.
Entre os mais conhecidos temos o famoso Lobo-Guará, a bela Arara-azul-de-lear, o Mico-leão-da-cara-dourada, a Tartaruga Verde e a temida Onça-pintada, além de tantos outros répteis, primatas, mamíferos, anfíbios e peixes que podem desaparecer do território brasileiro devido às explorações ilegais do homem.
Quer ajudar?
Conheça algumas instituições que realizam trabalhos em prol dos animais:
Fauna (número aproximado de espécies):
No Brasil:
Aves: 1677
Mamíferos: 502
Répteis: 465
Anfíbios: 600
Floresta Amazônica:
Aves: 1000
Mamíferos: 311
Répteis: 284
Anfíbios: 163
Mata Atlântica:
Aves: 620
Mamíferos: 130
Répteis: 150
Anfíbios: 260
Saiba mais:
Conheça a Campanha Nacional de Proteção à Fauna Silvestre.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para fazer seu comentário. Critique, dê sugestões e, se for o caso, elogie!
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES
1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog.
2. O editor e o criador deste blog não se responsabilizarão, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja.
3. Mensagens que não tenham relação com o conteúdo da postagem não serão toleradas.
4. Por questões de segurança o seu comentário não será postado no blog até a aprovação do editor do mesmo.
Obrigado pela compreensão!
ROCHA WEBDESIGNER