Qual é o maior fator de risco para o jovem do Brasil?

9 de novembro de 2011

Concurso de redação em Minas Gerais

Assembléia de Minas e a Secretaria de Estado da Educação prorrogaram os prazos do concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”. Ficou para 12 de setembro o prazo para as escolas encaminharem as redações às  Superintendências Regionais de Ensino e, 24 de outubro, o de remessa das escolhidas pelas Superintendências à DITE/SEE/MG. A listagem com os nomes dos 94 alunos vencedores (47 de cada categoria) e suas respectivas escolas será divulgada no dia 10 de novembro de 2011, nos sites da Assembléia e da Secretaria de Estado da Educação. Veja alterações do edital.




Estudantes fazem movimentação contagiante no lançamento do concurso de redação sobre o ciclo do ouro




Com a alegre, contagiante participação de quase 3 mil jovens, foi lançado, na terça-feira (17/5/2011), no hall da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o concurso “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”, uma parceria com a com a Secretaria de Estado da Educação. Participaram do evento, realizado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, o Hall das Bandeiras, 2,6 mil alunos de Belo Horizonte e Região Metropolitana e 250 trabalhadores mirins da ALMG. O lançamento foi coroado com o show do cantor mineiro Wilson Sideral, que eletrizou a plateia juvenil.

Presentes o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, deputado Bosco (PTdoB), representantes das secretarias de Estado da Cultura e Municipal de Educação, além de outros deputados. Dirigido a estudantes regulares dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas de Minas Gerais, o concurso homenageia o tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará.

Dinis Pinheiro ressaltou que a Assembleia, em momentos relevantes, sempre chamou os jovens a colocarem suas opiniões, citando o Expresso Cidadania, projeto que ganhou repercussão no Pais ao percorrer o Estado estimulando o voto entre estudantes de 16 e 17 anos. Ele evocou os participantes a mergulharem na “gloriosa história de Minas” para conhecer mais profundamente o passado. “A história está aí para ser estudada por cada um de vocês e o futuro nos convoca”, incentivou. Para ele, é com o apoio dos jovens que se pode construir o Estado “que sonhamos e desejamos”.

A secretária Ana Lúcia Gazzola considerou que o concurso é uma grande oportunidade para que os jovens talentosos reflitam sobre a importância de cada cidade mineira no ciclo do ouro, à luz da realidade atual. “É um estímulo à formação de valores, ao reconhecimento de nossa história como base para a construção do futuro de Minas Gerais”.


Mais informações clique no ícone abaixo: